Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/youtoba/public_html/wp-includes/post-template.php on line 284
  • Quando nos lembramos da palavra ouro, uma das imagens que vêm à nossa mente são as de barras de ouro, joias douradas dos mais variados tipos, seja uma pulseira de ouro, um anel de ouro, um colar de ouro, um cordão de ouro e por aí vai. Agora que você já está com a mente bem “povoada” com esse metal, aí vem a pergunta: Se o ouro é naturalmente amarelo, como é feito o ouro branco?

    A resposta é simples: basta combinar outros metais com metal amarelo! Como prata, níquel e paládio. Aliás, o ouro amarelo que vemos por aí geralmente é misturado com cobre, para ser mais resistente – o ouro puro é muito maleável e deforma com facilidade.

    Até se chegar a essa combinação, foram realizadas muitas tentativas, uma dela envolvia juntar o ouro à platina e ao diamante, mas, como você já deve suspeitar, o produto ficou muito caro e inviável para produção, sendo assim, a platina e o diamante foram substituídos pela prata, níquel e paládio, o que resultou no ouro branco.

    Por que o ouro tem que ser fundido com outros metais?

    Como dissemos o ouro puro, o chamado de 24 quilates, é muito maleável, tanto que você não vai encontrar nenhuma joalheria vendendo ouro puro no formato de joia. Dessa maneira, o ouro puro é misturado a pequenas quantidades de outros metais, para corrigir esse problema, como podemos ver na tabela a seguir:

    Existe mais de um modo de se obter o ouro branco. A liga mais é formada por 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de paládio, nesse caso, o ouro utilizado é o de 24 quilates. Sua composição ainda pode variar ainda mais, aquele prateado vivo e brilhante que você vê nas joias depende de outros metais.

    Geralmente, a liga de ouro branco possui um aspecto acinzentado, o que o deixa tão brilhante como vemos por aí é o banho que ele recebe em um metal chamado ródio, da mesma família da platina, o que dá a ele um brilho mais prateado e chama ainda a atenção.

    tags:
  • -->
    Deixe seu comentário: Comentários via Facebook. Esteja logado lá antes de comentar.
    O comentário é de inteira responsabilidade do autor, por isso, pense duas vezes antes de xingar alguém.

    Curta nossa Fan Page:

TOPO